Página inicial

Complexidade

A grande área da complexidade compreende um hoje uma das fronteiras mais avançadas do conhecimento humano e que trata dos mais diversos sistemas, sendo essencialmente multidisciplinar. Por definição, sistemas complexos são aqueles cujo comportamento global emerge da interação de um número muito grande de componentes, sendo o exemplo mais evidente o cérebro.
Também são considerados sistemas complexos todos aqueles que apresentam comportamentos que podem ser descritos por meio de estados estacionários, que apresentem efeito de memória (histerese) ou comportamento caótico. Assim, são também exemplos de sistemas complexos o comportamento do clima e da atmosfera, a formação dos furacões, as correntes oceânicas, o mercado financeiro, o funcionamento de uma colméia, os ciclos vitais dos organismos vivos, a evolução das espécies, o sistema imunológico e as reações químicas oscilantes.
No Brasil, alguns grupos de pesquisadores têm buscado se organizar em torno dessa temática, sendo um exemplo o Grupo de Trabalho em Sistemas Complexos-GTSC que organizou o Primeiro Workshop em Sistemas Complexos em 2009.
Outras informações também podem ser encontradas nas matérias e entrevistas postadas no link sobre Sistemas Complexos do portal cienciaweb.com.br.
As referências a seguir permitem uma visão geral e também mais aprofundada desta área, bem como das áreas mais específicas das reações oscilantes e da termodinâmica dos processos irreversíveis.

Livros Recomendados

Artigos importantes, históricos, educacionais e de revisão sobre:
Reações Oscilantes
Complexidade
Termodinâmica de Processos irreversíveis